Porto Velho, RO - Com o objetivo de reforçar as políticas de incentivo à educação no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou um treinamento em atividades lúdicas de educação de trânsito para servidores de Porto Velho. A capacitação foi realizada na segunda-feira (17), no auditório do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), na Capital.
Executado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), o treinamento abordou as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quanto à obrigatoriedade das campanhas educativas, apresentando as metas globais do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), as quais incluem a limitação de velocidade, uso de capacetes padronizados, cinto de segurança e dispositivos de retenção infantil, além da redução do consumo de álcool.
Segundo a vice-diretora da EPTran, Juliana Jochims, a capacitação de servidores em atividades lúdicas apresenta a didática para o envolvimento de crianças e adultos, educando de maneira divertida e eficaz. “A Divisão de Campanhas Educativas tem educado e sensibilizado crianças e adolescentes através das atividades lúdicas, que estão alinhadas às metas do Pnatrans, considerando os aspectos pedagógicos apropriados para cada faixa etária,” explicou.
OFICINAS
Atividades com jogos pedagógicos foram desenvolvidas
As oficinas oferecidas durante o treinamento incluíram escultura em balão, pintura em desenho, arte na pele, jogos pedagógicos, uso de óculos simulador de embriaguez e lona pedagógica.
Para garantir a participação de todos, bem como a continuidade das campanhas educativas, a EPTRan vai repetir o treinamento para uma nova turma na próxima segunda-feira (24).
FLOR DO MARACUJÁ
Na oportunidade, o gerente de Campanhas Educativas, Sidnei Rodrigues, divulgou o plano de trabalho e ações previstas para a 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, destacando a metodologia, programação do evento e a importância de sensibilizar a população para adesão de comportamentos seguros, que colaborem para a redução dos sinistros de trânsito.
0 Comentários