Mês será marcado por uma série de ações educativas e de conscientização
A iniciativa tem início nesta quinta-feira (1/8), com a publicação, nas redes sociais, de uma série de vídeos com a participação de membros do MPRO e policiais rodoviários federais, em que os agentes públicos, numa abordagem simples e fácil, buscarão sensibilizar a comunidade acerca do problema.
Nos vídeos, os órgãos abordarão os tipos de violência, como denunciar agressores, quais serviços procurar, além dos respectivos canais de contato. Quem estiver trafegando pelas rodovias federais de Rondônia também poderá observar as Unidades da PRF com faixas e banners temáticos da campanha. Além disso, serão intensificadas ações educativas e pedagógicas junto a públicos estratégicos em todo o mês de agosto.
A mobilização, realizada de forma inédita entre as duas instituições, se faz necessária em razão das tristes estatísticas envolvendo o tema. De acordo com o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no ano passado, Rondônia lidera o ranking de feminicídios no país. Conforme o levantamento, em 2022, o estado teve a maior taxa do país, com 3,1 casos para cada 100 mil mulheres.
Coletiva de imprensa
Na próxima terça-feira (6/8), representantes dos órgãos falarão sobre os trabalhos a serem realizados, em coletiva de imprensa, às 9h30, na sede do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho.
A campanha tem a coordenação do Núcleo de Atendimento às Vítimas (Navit), da Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica e do Escritório Regional de Direitos Humanos (ERDH) da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização nacional, que visa ao fim da violência contra a mulher. A mobilização foi instituída em 2022, a partir da sanção da Lei nº. 14.448/2022.



0 Comentários