Alternativa tornou-se amplamente difundida no país na eleição de 2020, quando mais de 100 milhões de eleitores votaram pelo correio ou pessoalmente antes da data oficial


A Friendship Baptist Church, em Atlanta, é um dos locais de votação nos EUA; alguns eleitores americanos já começaram a receber cédulas de voto pelo correio — Foto: Christian Monterrosa/The New York Times

Porto Velho, Rondônia -
Ainda faltam dois meses para o dia da eleição presidencial nos Estados Unidos, mas muitos eleitores têm opções para votar antes de 5 de novembro. Alguns já começaram a receber cédulas para realizar o voto por correspondência. No país, a votação antecipada foi amplamente difundida na eleição de 2020, quando mais de 100 milhões de eleitores votaram pelo correio ou pessoalmente antes da data do pleito. Com a pandemia, a medida permitiu que as pessoas evitassem aglomerações — e muitos estados mantiveram essas opções de voto.

Veja as principais datas, prazos e formas de votar antecipadamente.

O que é votação antecipada e como funciona?


A votação antecipada permite que as pessoas votem antes do dia da eleição. A maioria dos estados oferece votação presencial e por correspondência, embora as opções variem de estado para estado. Com a votação por correspondência, as pessoas podem solicitar que uma cédula seja enviada para elas ou, em alguns casos, recebê-la automaticamente. Oito estados, incluindo Califórnia e Nevada, enviam cédulas para todos os eleitores registrados, assim como o Distrito de Colúmbia.

Historicamente, os eleitores que não podiam comparecer às urnas no dia da eleição tinham que solicitar uma cédula de voto ausente. Mas as cédulas por correspondência e ausente agora funcionam da mesma forma em muitos estados, e a terminologia utilizada varia. Em 14 estados — incluindo Texas, Carolina do Sul e Indiana — os eleitores ainda precisam apresentar uma justificativa válida para votar por cédula de voto ausente.

Também existe a votação antecipada presencial. Em alguns estados, isso pode assumir a forma de votação presencial ausente — os eleitores podem ir aos seus locais de votação, preencher uma cédula de voto por correspondência e enviá-la, tudo na mesma visita. Em outros, o processo é semelhante ao do dia da eleição, com votos sendo depositados em urnas eletrônicas.

Quais estados oferecem votação antecipada?


Todos os estados oferecem votação por correspondência de alguma forma, e todos, exceto três estados, oferecem votação antecipada presencial. O Distrito de Colúmbia, bem como Guam, Porto Rico e as Ilhas Virgens dos EUA, também oferecem votação antecipada presencial. Os três que não oferecem são Alabama, Mississippi e New Hampshire, mas fornecem opções de voto ausente em certos casos.

Veja o calendário para setembro:

  • 11 de setembro — O Alabama foi o primeiro estado a iniciar a votação antecipada, enviando cédulas ausentes para eleitores elegíveis que forneceram uma justificativa. A Carolina do Norte teria sido a primeira a enviar cédulas por correspondência, mas adiou devido a disputas legais sobre a remoção do nome de Robert F. Kennedy Jr. após sua desistência da corrida eleitoral.
  • 16 de setembro — A Pensilvânia começa a votação antecipada presencial e a enviar cédulas por correspondência para os eleitores elegíveis que as solicitaram.19 de setembro — O Wisconsin começa a enviar cédulas por correspondência para os eleitores que as solicitaram.
  • 20 de setembro — Minnesota e Dakota do Sul começam a votação antecipada por correspondência e presencial; a Virgínia inicia a votação antecipada presencial.
  • 21 de setembro — Prazo federal para todas as cédulas de voto ausente serem enviadas a eleitores militares e no exterior. Onze estados enviarão suas cédulas por correspondência até essa data, e a Carolina do Norte também é esperada.
  • 23 de setembro — O Mississippi enviará cédulas de voto ausente para eleitores que as solicitaram.26 de setembro — A votação por correspondência começa em Michigan (os eleitores precisam solicitar as cédulas por correspondência).
  • 30 de setembro — Nebraska enviará cédulas por correspondência para eleitores elegíveis que as solicitaram.O restante dos estados decisivos inicia a votação antecipada presencial em outubro:
  • 7 de outubro — A Geórgia começa a enviar cédulas por correspondência para eleitores elegíveis.9 de outubro — O Arizona começa tanto a votação antecipada presencial quanto por correspondência. Para receber uma cédula por correspondência, os eleitores devem solicitar para serem incluídos na Lista de Eleitores Antecipados Ativos do estado.
  • 15 de outubro — A votação antecipada presencial começa na Geórgia.
  • 16 de outubro — Nevada envia cédulas por correspondência para todos os eleitores registrados.
  • 17 de outubro — A Carolina do Norte começa a votação antecipada presencial.19 de outubro — Nevada inicia a votação antecipada presencial.
  • 21 de outubro — O período de votação antecipada presencial começa no Texas.22 de outubro — O Wisconsin inicia a votação antecipada presencial.
  • 26 de outubro — Michigan abre a votação antecipada presencial, sendo o último estado decisivo a fazê-lo.A maioria dos estados permite registro até outubro, e alguns oferecem registro no mesmo dia nos locais de votação. A maioria dos estados exige que as cédulas por correspondência sejam carimbadas ou entregues pessoalmente no ou antes do dia da eleição.

Fonte: O GLOBO