Rondônia obteve o maior número de votos entre os seis membros plenos escolhidos, destacando-se pela sua trajetória de inovação e boas práticas

Porto Velho, Rondônia -
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) foi eleita para compor o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Acesso à Informação (Rede LAI), consolidando sua posição como referência nacional em transparência pública. A escolha ocorreu durante a primeira Assembleia Ordinária da Rede, realizada na terça-feira (17), de forma semipresencial, onde Rondônia obteve o maior número de votos entre os seis membros plenos escolhidos, destacando-se pela sua trajetória de inovação e boas práticas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a transparência é fundamental para a boa governança e a confiança entre o governo e a população. “Em Rondônia, isso vai além de uma exigência legal. Temos um compromisso com a ética e a participação cidadã. A escolha do estado para integrar o conselho reconhece os avanços em práticas inovadoras, como a assistente virtual ‘Clara’, e a posição de destaque nos rankings de transparência”, ressaltou.

A candidatura da CGE foi baseada no reconhecimento das ações do estado em favor da transparência e no esforço para facilitar o acesso à informação pública. Além disso, a Controladoria tem se destacado pelo suporte oferecido a órgãos de controle dos demais estados e municípios da Federação, ajudando entidades públicas a melhorar suas práticas de divulgação de informações.

ACESSO À INFORMAÇÃO

Durante a assembleia, foi apresentada uma proposta do estado para o plano de ação de 2025, focada na elaboração de um diagnóstico situacional de governança de dados e transparência pública. O objetivo é mapear vulnerabilidades e potencialidades das estruturas de governança de dados e tecnologia da informação dos membros da Rede LAI.

Foi destacado também, que o diagnóstico será conduzido pelo estado com a intenção de aprimorar o acesso à informação pública através de práticas inovadoras e avançadas. A participação no Conselho Diretivo permite a apresentação de propostas que visam melhorar a transparência nas entidades da Rede e possibilita um contato mais próximo com órgãos que podem compartilhar boas práticas para serem aplicadas no âmbito estadual.

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), a Rede LAI conta com a parceria do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), e possui a adesão de todos os estados brasileiros e vários municípios e capitais, demonstrando um compromisso nacional com o avanço da transparência pública e o direito de acesso à informação.


Fonte: Governo de Rondônia