Porto Velho, RO - As atividades da 4ª edição do MP Itinerante foram iniciadas nesta segunda-feira (21/10), em Rio Pardo. O distrito é o primeiro a ser contemplado com atendimentos de serviços essenciais, que serão ofertados por dois dias. Na sequência, a ação acontecerá nos distritos de Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná.

MP Itinerante

O MP Itinerante é uma ação coordenada pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI) do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) que tem como objetivo democratizar o acesso à cidadania ofertando atendimentos de serviços essenciais às pessoas que residem em localidades mais afastadas dos centros urbanos.
Entre os serviços ofertados estão as atividades relacionadas a saúde, educação, segurança pública, assistência social e atualizações documentais.

O Diretor do CAOP-UNI, Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo explica que a capital fica a 150 quilômetros de distância e que os moradores da região aproveitam a oportunidade. “A adesão da comunidade tem sido significativa aqui em Rio Pardo. Estamos com vários serviços na área médica, vacinação, documentação e orientação e, principalmente, grandes serviços em favor da população”, reforça o Procurador de Justiça.



Mutirão em parceria

Para que toda ação aconteça os parceiros têm fundamental importância, pois, viabilizam os caminhos para que a cidadania alcance os mais distantes rincões do Estado de Rondônia.

Os parceiros deste mutirão de cidadania são Emater, Sedam, Idaron, DER, Detran, Procon, Energisa, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Cartório de Registro Civil e Certificado de Reservista, Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria-Geral do Estado, Seduc e Secretarias Municipais.

Entre os serviços disponibilizados estão a emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), regularizações de CPF, assistência social e saúde. Também são recebidas Denúncias, Reclamações e Informações Processuais.

A agricultora Roseni Gomes Cardoso, moradora da linha 15, na zona rural de Rio Pardo explicou que os custos para ir até a capital para retificar os documentos de identidade e CPF são muito altos para ela. “Hoje uma passagem é 100 Reais para ir a Porto Velho. Então são 200 Reais para ir e voltar, fora a despesa que temos por lá. Com o MP Itinerante, a gente economiza demais. Isso facilita bastante a nossa vida”, afirma Roseni.


Programação

O mutirão acontece nos dias 21 e 22 de outubro no distrito de Rio Pardo, na Escola Estadual Fernando de Souza Gomes. Já no dia 23, os serviços serão ofertados em Nova Mutum Paraná, na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré. Na quinta-feira, dia 24, o distrito contemplado será Jaci-Paraná, tendo como local de atendimentos a Escola Municipal Cora Coralina. Os horários de atendimento são das 8 às 17 horas e o contato para retirada de dúvidas via WhatsApp é (69) 9 9969-0168.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)