A rede JAH se destaca no setor, com mais de 500 mil clientes e o consumo de 22 mil quilos por mês


O açaí, fruta típica do Brasil, tornou-se um fenômeno nacional e global, segundo a Agência Gov, os Estados Unidos são os principais importadores, respondendo por 80% das compras da produção do Pará, estado que lidera o cultivo e a exportação da fruta. O consumo do açaí no Brasil aumenta cerca de 15% a cada ano, gerando mais de R$ 40 milhões em receita, de acordo com o levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção de açaí no Brasil registrou um aumento de 70% nos últimos cinco anos. Esse crescimento reflete a alta demanda de consumo, impulsionada pelo interesse em alimentos saudáveis, funcionais e saborosos.

Atento a este cenário, o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, se destaca como pioneira no modelo self-service de açaí e sorvetes no Brasil. Com mais de 15 anos de trajetória, a rede conta com mais de 180 unidades em operação e está presente em 14 estados, atendendo mais de 500 mil clientes e um consumo de 22 mil quilos de açaí por mês na rede.

Para Rafael Corte, CEO do JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, o futuro no mercado de açaí é promissor. “A cada dia, a demanda por produtos saudáveis e naturais cresce, e o açaí se fortalece como uma escolha cada vez mais popular entre consumidores no Brasil e no mundo. A expansão do mercado é impulsionada não apenas pelo valor nutricional da fruta, mas também pela busca das pessoas por experiências gastronômicas diferenciadas”, comenta.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de food service registrou um crescimento de 16,1% no último ano. Esse avanço foi impulsionado por diversos fatores, como o retorno ao trabalho presencial, a valorização de experiências gastronômicas diferenciadas e a tendência da indulgência, ou seja, o consumo de alimentos que despertam sensações e emoções nos consumidores. Dados da Galunion revelam que 25% dos consumidores buscam por produtos indulgentes para se presentear no dia a dia. Assim, a indulgência tem se destacado especialmente no segmento de sobremesas geladas, como sorvetes, açaí e milkshakes. Em especial o açaí, que está ganhando cada vez mais espaço no mercado global, com a aceitação do público estrangeiro.

Sendo assim, o JAH está em constante busca por produtos de alta qualidade, com um portfólio de produtos 100% naturais, sem conservantes ou gordura vegetal, incluindo opções zero açúcar, veganas e sem lactose. Com planos ambiciosos para 2025, a rede projeta alcançar 250 lojas até o final do ano e um faturamento de R$ 180 milhões. Para isso, o JAH conta com duas unidades fabris, sendo uma em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e outra em Sorocaba, no interior de São Paulo, para garantir eficiência na distribuição e suporte aos franqueados.

Sobre o JAH

A rede JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, nasceu em 2009, na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), oferecendo produtos 100% naturais, sem conservantes ou gordura vegetal, incluindo opções zero açúcar, veganas e sem lactose, a preços acessíveis. Pioneira no Brasil, inovou o conceito de self-service a partir de uma ideia diferenciada chamada de ‘açaí turbinado’, em que os clientes tinham a liberdade de se servir à vontade e acrescentar a quantidade de toppings desejada, o sucesso do formato exclusivo de autoatendimento levou à expansão para todo o Brasil. Desde 2015 no franchising, atualmente conta com mais de 180 unidades em operação em 14 estados, atendendo mais de 500 mil clientes mensalmente na rede. Além disso, atua com duas unidades fabris, sendo uma em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e outra em Sorocaba, no interior de São Paulo, para melhor atender os seus franqueados. A rede, que realiza a constante busca por produtos de excelente qualidade e custo-benefício, fortalecendo o crescimento da marca pelo país, disponibiliza quatro modelos de negócios: loja, quiosque, container e store in store.